terça-feira, 22 de outubro de 2013

O que é professor eventual?

Como eu já havia falado anteriormente, nem sempre as faculdades nos ensinam tudo o que precisamos saber para começar. Isso nos prejudica demais. Quando eu saí da faculdade, estava com 21 anos, mas a maioria dos alunos que se formaram comigo e eram de minha sala, eram beeeem mais velhos e tinham muito mais experiência no ramo da Educação. Eles estavam se formando apenas pelo diploma e seguir suas carreiras. Eu estava na busca de uma carreira. Nem todos os professores de minha faculdade foram capazes de perceber isso, o que também me prejudicou.

Algumas palavras como: remoção, atribuição de aula, professor efetivo, professor titular, professor eventual, professor volante, prova de títulos e toda aquela burocracia danada, me deixavam super confusa, afinal, como funcionava essa coisa toda? Para quem tem conhecidos próximos lecionando, talvez isso tudo pareça burrice de minha parte, mas o caso é que toda vez em que fiz uma pergunta para uma das pessoas que pareciam muito conhecer do assunto, elas complicavam ainda mais na resposta e isso me confundia muito! Percebam que em toda a minha burrice ou ignorância, como queiram chamar, eu procurei por respostas, o que já é um ponto positivo, não é? Continuei até o final da faculdade me sentindo ignorante, com vergonha de perguntar de novo...


Pois bem... Agora que entendo um pouquinho, posso dizer que a burocracia é tão grande a ponto de contribuir com o estado em que a Educação se encontra: lastimável...


Depois que fiz o meu primeiro concurso público de efetivos para área de educação e passei (muito mal diga-se de passagem, pois era final de ano, tinha TCC pra entregar ATC e todas as provas pra fazer...), fui descobrir como funcionava as atribuições de aulas. Na verdade, como passei mal, aqui em Itapetininga, eles me ofereceram o cargo de "professor temporário do ensino fundamental", tradução: professor eventual. Como o próprio nome já diz, eu vou lá substituir aulas em eventos de faltar professor, como é o caso de uma licença saúde (que há de ser muito estranha se for por tempo demasiadamente prolongado sem necessidade).Ser professor temporário ou eventual, significa trabalhar apenas com registro na carteira, ou seja CLT, mas sem vale transporte ou vale alimentação, porque eventual é isso aí um tapa buracos. Para quem está sem experiência na área, eu recomendo. Só acho uma sacanagem da prefeitura daqui, chamar os professores que passaram no concurso para efetivo, como regime CLT, já que está faltando tantos professores.... Mas é a tal burocracia infernizando as nossas vidas, não é?


Atribuição de aulas é quando chamam os "convocados", ou seja, quem normalmente passa no concurso, para atribuir as classes. Nessa atribuição será dividida as classes de escolas que precisam de professores. Funciona assim: se você é professor, passou no concurso, foi convocado para a atribuição, você vai lá e escolhe uma sala de aula de acordo com sua classificação. Quem passou antes, escolhe primeiro e assim sucessivamente. Numa atribuição, primeiro escolhem os professores titulares( aqueles que fizeram o concurso ou seja já são concursados), depois os substitutos efetivos (aqueles que fizeram concurso para substituto efetivo e passaram) e por último os eventuais, normalmente em regime CLT (como é aqui em minha cidade, aqui eles seguiram a lista de quem passou no concurso de efetivo mesmo, mas estava sem sala).

Sim, existem os substitutos efetivos. Eles também irão tapar buracos, a diferença é que eles recebem os vales alimentação, vale transporte, eles são concursados, donos do cargo de substitutos e ganham mais.E fizeram justamente um concurso específico apenas para substituir! Essa é a diferença entre substitutos efetivos e os eventuais (pelo menos aqui em Itapetininga, né?)

Existe também o professor volante que é parecido com professor eventual. Professor volante é aquele que recebe ligações 24 horas por dia (porque falta professor em todas as escolas), então se ligarem para ele às 6 da manhã, para ir dar aula às 7, ele vai. E eu sofri em ser professora volante, porque ao contrário do título, não dirijo, então ficava difícil para ir nas escolas mais longes.... Sinceramente, não compensa, a não ser no ganho de experiência, caso contrário o gasto será maior do que o lucro..... Isso sem contar na quantidade de aulas diferentes que você terá de preparar para anos e idades diferentes. Cada dia é uma escola, um tipo de aluno, um ano escolar e materiais diferentes.

Compensa mais ser eventual porque você fica com uma sala só, em uma só escola, por mais tempo, dependendo da atribuição.
Em próximas oportunidades falarei sobre o que é remoção e prova de títulos.

Na próxima postagem citarei mais vantagens e desvantagens em ser professor eventual.

57 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me deu uma ajuda e tanto rsrs Sou estudante de Letras, estou no penúltimo semestre e nunca pisei numa sala de aula como professora. Você me descreveu na parte em que algumas palavras te deixavam super confusa, e por incrível que pareça também vou me formar com 21 anos! Já estou me programando para seguir carreira assim que me formar... Muito obrigada pelas informações!!!

    ResponderExcluir
  3. Foi muito esclarecedor, só tenho uma dúvida, me formei em artes visuais e não sei se posso ser professor eventual só nesta disciplina. Um abraço. Neusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neusa! Então, você pode sim. Só que talvez não seja assim tão fácil encontrar aulas de Artes Visuais disponíveis, tanto quanto em outras disciplinas. Olha, aqui na minha cidade, geralmente, aulas disponíveis para Artes Visuais são para alunos de 6º ano a Ensino Médio. Para ensino infantil e primeiros anos do fundamental, pelo menos por aqui, ainda é um único professor para todas áreas ou disciplinas. Com exceção de Educação Física, aqui em Itapetininga, o mesmo professor leciona neste caso, para todas as áreas... Não deveria ser assim, mas aqui ainda é. Claro que é minha opinião pessoal, mas eu acho que deveria pelo menos no Fundamental, ter um professor de Artes Visuais além do professor de sala do mesmo modo como na disciplina de Educação Física... Seria melhor em termos de qualidade, porém seria um gasto maior para o Estado e etc... Então Neusa, é possível que em sua cidade seja diferente (espero que seja rs...), mas de qualquer modo se você não estiver escolhendo idades e faixa etária, pode sim, ser eventual.

      Excluir
  4. SOU FORMADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL. POSSO SER PROFESSORA EVENTUAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em São Vicente e aqui existem semelhanças e diferenças do que a professora relatou no blog. Muito bem... Aqui eventual não tem qualquer incentivo do estado, ficamos de plantão nas escolas escolhidas por nós mesmos e se faltar um titular vc entra... só ganha se der as aulas, entra em qualquer disciplina independente da sua area de formação.

      Excluir
    2. Moro em São Vicente e aqui existem semelhanças e diferenças do que a professora relatou no blog. Muito bem... Aqui eventual não tem qualquer incentivo do estado, ficamos de plantão nas escolas escolhidas por nós mesmos e se faltar um titular vc entra... só ganha se der as aulas, entra em qualquer disciplina independente da sua area de formação.

      Excluir
    3. Moro em São Vicente e aqui existem semelhanças e diferenças do que a professora relatou no blog. Muito bem... Aqui eventual não tem qualquer incentivo do estado, ficamos de plantão nas escolas escolhidas por nós mesmos e se faltar um titular vc entra... só ganha se der as aulas, entra em qualquer disciplina independente da sua area de formação.

      Excluir
    4. Ola Andrea me escrevi em SV para prof. EVENTUAL. Porem ate agora nao saiu o resultado de titulos. Mas ainda sou estudante me formo em junho 2018. Mas eles nao informam nada pra gente, estou perdida nao sei nem por onde começo nem como funciona. Vc poderia me falar maos sobre o assunto.

      Excluir
  5. SOU FORMADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL. POSSO SER PROFESSORA EVENTUAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Estado até poderia mas não estão abrindo o chamado cadastro emergencial. Existe bachareis de varias areas atuando com aulas atribuidas de 6º a 9º ano,nível de ensino que a lei permite a bacharéis atuarem. Caso estivesse aberto o cadastro você poderia atribuir aulas de substituição em disciplinas relacionadas a seu curso talvez português ou sociologia e com contrato poderia eventuar em outras disciplinas.

      Excluir
    2. No Estado até poderia mas não estão abrindo o chamado cadastro emergencial. Existe bachareis de varias areas atuando com aulas atribuidas de 6º a 9º ano,nível de ensino que a lei permite a bacharéis atuarem. Caso estivesse aberto o cadastro você poderia atribuir aulas de substituição em disciplinas relacionadas a seu curso talvez português ou sociologia e com contrato poderia eventuar em outras disciplinas.

      Excluir
  6. Olá! Finalmente encontrei alguém que passou os mesmos dilemas e dúvidas que eu! Não tenho experiência em sala de aula e estou com dificuldades em conseguir trabalho pois todos exigem experiência. Só me resta esta opção...

    Durante meu estágio em escola pública, falava-se muito sobre professor categoria "O". Agora, eu lhe pergunto: Professor eventual e professor categoria "O" são a mesma coisa?

    Estou perdido da Silva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, realmente esta é a profissão mais complicada no qual me submeti,agora estou com 42 anos resolvi mudar minha vida profissional, mas realmente,sou tec eletrônico minha categoria é como tal, mas professor!!!!categorias afins quase o abecedário todo, pior como disse a Joanna, não somos preparados para isso, desculpem os leitores mas eu também estou no ultimo ano e resolvi procurar trabalho e estou irritado com as dificuldades (desabafando!. Abraço a todos.

      Excluir
    2. Não Edson, o professor categoria O ele pode ser eventual, e tambem atribuir aulas da sua especialidade substituindo licenças medicas, licença premio, gestante entre outras, caso as aulas forem livre dificil atualmente devido a ingresso de concursados ele ficaria com as aulas o ano todo,mas o eventual é chamado categoria V, o V só eventua é um quebra galho entretem os alunos dando atividades da materia que ele está substituindo. O V pode virar O e trabalhar na sua especialidade desde que o Estado permita abrir contrato, atualmente tem um decreto que admite contratação em extrema necessidade, mas atualmente sobram professores e faltam aulas. Espero ter esclarecido sua duvida. Um abraço,

      Excluir
    3. pior que não, a diferença que o categoria "O" você pode ser eventual e participar da famosa atribuição, onde você pode pegar aulas livres ou substituição, agora o professor eventual mesmo eles não poder participar de atribuição, são considerandos como a tal categoria "V" que é meu caso.
      digas de passagem que isso é uma humilhação para o professor que estudou tanto tempo.

      Excluir
  7. Estou na mesma situação, estudante do penúltimo semestre de letras e nem sei por onde começar. Parece um tanto confuso mesmo para quem já está na área. Perto da minha casa tem muitas escolas que precisam de eventuais, mas não sei como funciona na DEi se posso me inscrever há qualquer tempo, se tenho que esperar por uma prova ou se somente abrindo cadastro emergencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá somente quando abrir cadastro emergencial a princípio,no momento estão vetados novas contratações.Mas e por ai que se começa.

      Excluir
    2. Olá somente quando abrir cadastro emergencial a princípio,no momento estão vetados novas contratações.Mas e por ai que se começa.

      Excluir
  8. Boa tarde. Estou cursando o 2º semestre em Ciências Biológicas e gostaria de saber se é possível eu dar aulas como eventual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite Lucas? Lucas é assim, no 3°semestre você vai até a diretoria de ensino faz uma inscrição para eventual.
      é em seguida você vai para as escolas que você escolher com o comprovante do cadastro que você vai pegar da diretoria de ensino que começar a trabalhar. boa sorte

      Excluir
  9. Obrigadaaaaa por compartilhar essas informações ! Sucesso !!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, suas informações foram muito importantes para mim!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, suas informações foram muito importantes para mim!

    ResponderExcluir
  12. Obrigadooooo!!! Esclarecedora a matéria!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a matéria. Concordo com tudo que disse à respeito da burocracia, pois, ela e o emperro das instituições públicas. Muito obrigado, esclareceu várias questões.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a matéria. Concordo com tudo que disse à respeito da burocracia, pois, ela e o emperro das instituições públicas. Muito obrigado, esclareceu várias questões.

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde, eu tambem tenho uma grande dúvida a ser esclarecida, estou terminando o sexto periodo de Pedagogia e gostaria de saber se posso me inscrever para candidatos à designação para atuar na rede estadual. um abraço! aguardo esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Aliás, você foi muito clara. Tanto que entendi. Você está certíssima quando diz que falta este tipo de bê-a-bá na formação dos professores. Fiz licenciatura em História, nunca atuei como professor e agora que quero atuar como tal sei o quanto nada sei sobre este universo. Parabéns pela disponibilidade em ajudar!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelo post. Já atuo como professora na rede particular, estava pensando em ir para a rede pública, mas a burocracia é tanta que acaba desanimando. Sem contar a falta de informações. Seu post foi muito útil

    ResponderExcluir
  18. NOSSA ESCLARECEU MUITA COISA, SÓ TENHO UMA DÚVIDA SOU FORMADA EM PEDAGOGIA POSSO SER PROFESSORA EVENTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL 2?

    ResponderExcluir
  19. COMO FASO PARA SER PROFESSORA EVENTUAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprende pelo menos escrever. Fica feio pra você.
      "Faço"

      Excluir
  20. Tem como dar aula sem estar formado? Estou no 3 ano de psicologia, mas quero dar aula no ensino médio! Será que posso ? como professor eventual? Um ex-professor meu disse que sim, nas materias de sociologia e filosofia...

    ResponderExcluir
  21. ola...eu estudo tecnologia de segurança de sistemas..gostaria de saber se é possível dar aula como eventual de matemática,ja que a base de minha matéria é isso?

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigado! me ajudou imensamente.

    ResponderExcluir
  23. Ola, esse post é antigo mas me ajudou. Tenho ideias em mente e queria conversar com alguem como vc. Consegue entrar em contato comigo? ramos.julianamaia@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Ajudou muito. Obrigada! :)
    So gostaria que Me esclareça mais uma coisa. E professor regente de turma ? Como funciona? Quais as funções?

    ResponderExcluir
  25. Muito linda a sua atitude, colega amada! Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  26. Fiz Licenciatura em Música( primeira formação acadêmica) e estou desconfiada que perdi tempo e dinheiro, pois a promessa de que música passe a ser disciplina obrigatória é vã. Para eu fazer pedagogia, tenho que fazer os 4 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lala Costa, boa tarde.
      Você pode fazer o curso :Pedagogia para Licenciados, com duração normalmente de 1 ano.
      Boa sorte.

      Excluir
  27. Obrigada, colega. Vc me ajudou muito a esclarecer minhas dúvidas relacionadas a professor(a), eventual e rolante.

    ResponderExcluir
  28. Olá me formei em Pedagogia,(Licenciatura) é verdade tudo isso a gente não fica sabendo. Ainda não fiz Concurso, mas quero trabalhar como eventual, ou letra O como a gente ouve por aí. Estou certo devo começar por aí? O que dizes, por favor.

    ResponderExcluir
  29. Excelente explicação, pois estou em busca de aulas eventuais e nem sei por onde começar!!!

    ResponderExcluir
  30. muito explicativo ....parabéns amei seu blog

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Sou Chacur Selemane Abacar, Formado em Historia de Educação pela Universidade Pedagógica de Moçambique, gosto de ler obras da educação. Sou o Professor eventual.

    ResponderExcluir
  33. Me sinto exatamente como você se sentiu. Estou no ultimo semestre de licenciatura em matemática, e nunca trabalhei nesta area. É tudo novo para mim, tanta categoria... e esta questão de atribuição de aula então. Fiquei bem perdida, esta sua postagem me ajudou a clarear as ideias. Obrigada!

    ResponderExcluir
  34. Muito explicativo Joanna Catharina,parabéns em compartilhar suas experiências.Faz muita falta pessoas assim com esse discernimento em dividir para somar.

    ResponderExcluir
  35. Licenciado em Educação Física poderia concorrer a esse cargo pelo estado??

    ResponderExcluir
  36. Bom dia! Excelente... Esclareceu todas as minhas dúvidas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Sou professora eventual.Meu maior desafio é tentar saber qual professor irei substituir.Eles não deixam materiais prontos,eu nunca sei qual assunto eles deixaram para dar continuidade e apesar dos professores concursados estarem na escola,eles escolhem a sala que quer dar aula..Mas se souber que estou na escola, não gostam muito que eu entre para lecionar.E se quiser receber algum salário,precisa entrar em sala de aula,caso contrário, esqueça.Aqui em São Paulo,por exemplo,leva um tempinho para cair o pagamento, então,o professor eventual,precisa encontrar outra fonte de renda até conseguir seu primeiro pagamento.De uma maneira geral,para quem está iniciando a carreira,eu indico sim,mas sabendo dos desafios e das barreiras vividas por qualquer outra profissão,com o agravante de que, muitas vezes,o Estado,e o Município, não vai te oferecer aquele apoio de excelência para que as suas aulas,sejam de excelência também.
    Costumo montar os conteúdos baseado no que o professor verdadeiro já deu.É uma parceria que,sim,tem tudo para dar certo se os educandos se unirem,mas está aí outro problema, a classe dos professores não são muito unidas.Eventual entra por contrato, não recebem décimo,nem férias,nem adicional insalubridade ficar doente,o atestado dele não adianta nada,o que acontece é que,ele perde sua posição para outro eventual.Mas com tudo isso, vale a experiência de poder sentir como é uma sala de aula e saber que está na profissão correta,se é isso mesmo que deseja para sua vida e tals,eu,sabia que seria professora desde muito pequena então,apesar dos desafios,vejo meu sonho se realizando.

    ResponderExcluir